T

T

Total de visualizações de página

RADIO

TRADUZIR

domingo, 18 de agosto de 2013

O poder é como um animal feroz.

Há muitos séculos atrás, um homem foi nomeado mandarim, uma espécie de conselheiro na China. Envaidecido com a nova posição, pensou em mandar confeccionar roupas novas.
Agora, seria um grande homem, uma pessoa muito importante, a partir de então novas todas as coisas seriam.

Um amigo lhe recomendou que buscasse um velho sábio, um alfaiate especial, que sabia dar a cada cliente o corte perfeito.

Pois teria o dom de colocar sobre cada veste a essência que esta oculta dentro de cada coração.

Depois de cuidadosamente anotar todas as medidas do novo mandarim, o alfaiate lhe perguntou há quanto tempo ele era mandarim. A informação era importante para que ele pudesse dar o talhe perfeito à roupa.

- Ora, perguntou o cliente indignado, o que isso tem a ver com a medida do meu manto?

Paciente, o alfaiate explicou:

- A informação é preciosa. É que um mandarim recém-nomeado fica tão deslumbrado e cheio de autoridade com o cargo que anda com o nariz erguido, a cabeça levantada. Nesse caso, preciso fazer a parte da frente maior que a de trás. 


Depois de alguns anos, está ocupado com seu trabalho e os transtornos advindos de sua experiência. Torna-se sensato e olha para diante para ver o que vem em sua direção e o que precisa ser feito em seguida. Para esse, costuro um manto de modo que fiquem igualadas as partes da frente e a de trás. 

Mais tarde, sob o peso dos anos, o corpo está curvado pela idade e pelos trabalhos exaustivos, sem falar na humildade que adquiriu pela vida de esforços. É o momento de eu fazer o manto com a parte de trás mais longa. Portanto, preciso saber há quanto tempo o senhor está no cargo, para que a roupa lhe assente perfeitamente.

O homem saiu da loja, pensando muito mais nos motivos que levaram seu amigo a lhe indicar aquele sábio alfaiate, e menos no manto que viera encomendar.


“O orgulho do saber é talvez mais odioso que o do poder”.


 Texto original de  Marquês de Maricá.


 As pessoas se preocupam mais em buscar excessivamente status, glorias, poder, lugar de destaque e honra, do que buscar a paz interior, o equilíbrio interno e externo, quando dão conta estão envolvidos com tantos compromissos advindo da das responsabilidades que adquiriu, que sufocam-se são pessoas vivas para um mundo que não para nunca ( capitalismo) e mortas para uma vida pessoal, para uma família que o aguarda após um dia de muito trabalho...
 Filhinhos que o aguardam cheios de novidades, aventuras e  historias surpreendentes para dividir com seu super-herói, mas seu super-herói ta tão atarefado com seus objetivos que ele tanto buscou a ponto de deixar seu bem maior ( família) em segundo plano, que ele não pode abrir mão de seu precioso tempo a dedicar a seu filho, pois as responsabilidades profissionais não podem esperar, ele trouxe deveres e responsabilidades para fazer em casa...

Hoje a sociedade Brasileira e mundial vive assim...

"O poder é como um animal feroz, se você o subestima e o alimenta muito ele cresce demais e devora o dono".. 

Edson Carlos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Sala de bate papo

postagens populares

Seguidores